quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Avaliação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

Questionário 

Alunos (as): Giovana Julião, Mariana Rosa, Maria Jamylle Alencar Lima, Vinícius Bonatto, Vivian Martins.

Professora de Didática: Rita Stano.

1- O que é avaliação?
 A concepção de educação que o docente possui determina a prática de avaliação que ele utilizará. A avaliação desenvolvida pelo docente deve possibilitar a aprendizagem significativa e a própria formação do educando. O processo avaliativo não se restringe a um evento que quantifique numericamente o que foi assimilado, mas configura-se como uma prática que promova o desenvolvimento da aprendizagem do educando, além de estar relacionada a análise do trabalho docente, pois a análise dos resultados de processos avaliativos ode indicar não apenas o mau desempenho dos alunos, mas também levar o professor a refletir sua prática. Dessa forma a avaliação consiste em um feedback para que o professor possa redimensionar sua prática pedagógica, propiciando assim, a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

BARBOSA, Maria Rita Leal da Silveira; MARTINS, Angélica Pinho Rocha. AVALIAÇÃO: Uma prática constante no processo de ensino e aprendizagem. Revista da católica, v.3, n.5, 2011.


2- Por que avaliar é importante?
Avaliar é importante como diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem tanto para o professor quanto para o aluno. Por meio da avaliação é possível que o professor reflita sobre sua prática, escolhendo e adaptando os procedimentos, os recursos e os métodos de avaliação. Para o aluno, a avaliação é importante para torna-lo ator e autor de sua aprendizagem, localizando-o, refletindo sobre sua aprendizagem, e assumir uma parcela da responsabilidade sobre sua própria aprendizagem. Enfim, a avaliação serve para aconselhar, informar, indicar mudanças, funcionando como uma lógica cooperativa que permite uma prática de reflexão constante.


3- De que forma podemos avaliar a aprendizagem?
O processo de avaliação da aprendizagem, segundo o texto, não existe a única ou a melhor maneira de se avaliar. Esse processo é feito desde o planejamento da aula, levando em consideração a turma que será trabalhada, a metodologia abordada pelo educador e a proposta pedagógica. O processo tem que acontecer de maneira que o professor possa colher dados para avaliar a aprendizagem dos participantes. Com a avaliação, o educador também tem a capacidade de analisar sua metodologia de ensino e questionar, através de feedback com os alunos, para melhoria do mesmo. Com a variedade de metodologias avaliativas, o professor consegue trabalhar a coletividade em suas avaliações proporcionando a cada aluno, mesmo o processo sendo coletivo, uma abordagem individual e diferente da absorção do conteúdo. A abordagem feita pelo aluno tem como objetivo para si própria a comparação de resultados anteriores, o quanto evoluiu com seu aprendizado e não a comparação de resultados com outros colegas, como acaba acontecendo com frequência.


Referência: SMOLE, Kátia Cristina Stocco. 

4- Como escolher o instrumento de avaliação? 
O modo de avaliar varia muito, pois não tem a melhor ou única forma. Por conta disso, o uso que fazemos do instrumento de avaliação deve ser bem pensando pelo professor diante da turma. Importante lembrar que "não existe processo avaliativo sem o recolhimento de dados para serem analisados, daí a importância dos instrumentos de avaliação, sua escolha e seus critérios de uso". Deste modo, o conjunto se informação sobre o processo de ensino-aprendizagem que possibilitem ao professor coletar os avanços do aluno devem compreender as dificuldades sistematizando os avanços do aluno, rever a prática docente para propor outras formas de ensinar gerando explicar ao aluno o sentido ou significado do processo avaliativo quanto a novas aprendizagens, situar o aluno no processo de ensino-aprendizagem e situação dos alunos nesse novo contexto. Há vários modelos de avaliação. Uma forma mais adequada é ter o foco na aprendizagem do aluno e o que de proveitoso e prazeroso ela tem. Deste modo, a avaliação é um auxílio para entender quais os objetivos foram atingidos, quais ainda faltam e quais as interferências do professor que podem ajudar o aluno.
A meta em comum dos professores devem ser o desenvolvimento das competências previstas no processo educacional, assim a avaliação deixa de ser só uma certificação dos objetivos e se torna diagnóstica, podendo notar o que o professor pode melhorar na prática docente. Alguns tipos de avaliação:
Prova objetiva: favorece um amplo repertório de perguntas e uma pontuação livre de interpretação subjetiva.
Perguntas verdadeiro-falso: são melhores de serem trabalhadas em exercícios nasceu salas.
Perguntas múltipla escolha: pode fazer com que o aluno estude mais ou menos superficial, e é muito encontrada em provas.
Prova descritiva: possibilidade de reflexão do aluno, bem como organização de opinião, ideias, etc.

5 - Qual a relação entre avaliação e a autoregulação da aprendizagem?
Estimular a autonomia do aluno é conhecido como a autorregulação, que permite que o indivíduo utilize plenamente suas competências controlando a aprendizagem. Assim este modelo obriga o professor e aluno a repensarem suas práticas para que possam agir autonomamente e criticamente em relação à sociedade. Essa autorregulação é determinada como a posse consciente, conhecedora e controlada dos meios de aprendizagem, permitindo ao aluno construir, organizar e transformar as informações adquiridas ao longo do tempo, sendo um ato pessoal e intencional do aluno, em que ele está em posição de construir seu próprio conhecimento.
O processo de autoregulação envolve a auto avaliação que pode determinar a correção ou a aversão a situações problemáticas. Além disso, é essencial o desenvolvimento de competências metacognitivas e comportamentais que permitam ao estudante, por exemplo: saber diagnosticar o que sabe e o que necessita de aprender; saber estabelecer planos de aprendizagem (determinar os objetivos, selecionar as estratégias, organizar as tarefas, avaliar os resultados); saber monitorizar os procedimentos utilizados (testar-se, avaliar-se, corrigir-se).

Freire, L.G.L.; Auto-regulação da aprendizagem. Ciência & Cognição:  vol. 14(2), p. 276-286, 20


Um comentário:

  1. Trouxeram reflexões importantes ao responder às questões sobre avaliação...

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