segunda-feira, 9 de novembro de 2015

PLANO DE AULA: Professora sim, tia não (Paulo Freire)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

Plano de Aula para a disciplina de Didática referente à leitura do livro Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar.

Alunos (as): Giovana Julião, Mariana Rosa, Maria Jamylle Alencar Lima, Vinícius Bonatto, Vivian Martins.

Professora de Didática: Rita Stano.

I) Tema: Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar (Paulo Freire)

II) Objetivos:
- Refletir sobre as práticas docentes;
- Refletir sobre o papel do professor e do aluno;
-Compreender as ideias principais do livro Professora sim, tia não. 


II) Procedimento didático:

  • Apresentar o conteúdo no formato de aula expositiva dialogada;
  • Aplicar a técnica do torneio, adaptada ao formato da nossa aula. 
  • A técnica objetiva revisar os conteúdos estudados e propicia a participação integrada entre os alunos e consiste em dividir a sala em cinco grupos. Cada grupo receberá duas cartas de Paulo Freire e terá 5 minutos para escrever o que entendeu sobre as cartas. Em seguida, dois alunos serão selecionados para fazer o juri dos grupos. Cada grupo apresentará seu conteúdo e os professores anotarão duas palavras-chave.  Os professores farão uma tabela no quadro e o juri dará uma nota pela apresentação de cada grupo.  O grupo com mais pontuação ganhará o torneio. 
III) Conteúdo Simplificado:
Em seu livro, Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar Paulo Freire discute a armadilha ideológica do tratamento de parentesco que os professores recebem, as implicações deste e traz diversas cartas que mostram situações do cotidiano da vida docente. Através de tais cartas, ele discorre sobre a importância do professor, do processo de aprendizagem, do papel do aluno e em como o professor é um profissional que precisa ser valorizado e respeitado.


IV) Avaliação:
Avaliar  a participação dos alunos na atividade proposta, bem como analisar as reflexões dos grupos. 



(Plano de aula feito pela equipe Blog 5 referente à aula do dia 09/11). 

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