segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Refletindo sobre a Indisciplina

Olá pessoal, em nossa última aula foi proposto pela professora Rita uma postagem individual nos blogs sobre o "julgamento da indisciplina" que ocorreu no tribunal em aula e as discussões que sucederam-se. 
"O que entende-se por indisciplina e quais suas relações com o contexto do aluno."

  O que vocês entendem quando falamos em disciplina na escola?  
  O conceito que temos, são de alunos que seguem as regras impostas, executam todas as atividades proposta, tiram boas notas e tem bom relacionamento com todos do corpo discente/docente, não é?
Mas quais regras são essas? Quem propôs? Não cumprir é um desrespeito? E se o aluno não executar uma da atividades, está correto?
  Essas questões foram levantadas durante nosso debate acerca da indisciplina em sala de aula.
  Questões essas que, muitas vezes, responsabilizamos os alunos, e outras os professores, ficando em um ciclo "a culpa é dele e não minha", "no empurra pra lá, joga pra cá".  Não basta apenas afirmar que é uma regra, primeiro é necessário compreender quais regras são essas, e quem as criou. A escola? O professor? Depois é necessário entender o porquê de tais regras e qual a verdadeira importância delas. É necessário ainda compreender porquê o aluno a descumpriu, quais os valores envolvidos e o que leva a isso. Se ela é um desrespeito, é um desrespeito a quem? Por parte de quem? E o que leva a tal desrespeito? 
  Com certeza não é fácil identificar esses porquês, mas sua explicação é necessário.
  Somos formadores de cidadãos e prezamos que sejam pessoas críticas, pessoas pensantes, e assim é preciso deixar o discurso e executar a prática.
  Apenas culpar o aluno não é a solução, como tantas vezes é feito, é preciso refletir e buscar compreender tal aluno como um sujeito.
  Sim, é necessário saber as causas e o que leva o tal aluno a ser indisciplinado e assim questioná-la, enfrenta-la e não apenas culpabiliza-la pelos fracassos escolares.
  E você, foi um aluno "indisciplinado?

Mariana Rosa

Um comentário:

  1. Um texto aberto ao diálogo e isso é bem interessante. E a pergunta final, todo professor deveria se fazer....

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