quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Pergunta elaborada pelo blog 4 (Didacticism) em sala de aula e respondido pelo nosso blog

Pergunta:
Como se da a relação ensino/aprendizagem em cada um dos modelos pedagógicos?

Resposta:

Becker definiu seu modelo pedagógico em três partes, pedagogia diretiva, pedagogia não diretiva e pedagogia relacional.
Vamos chamar os modelos de 1, 2 e 3, respectivamente.
Em 1, Fernando Becker afirma que o aluno aprende se, e somente se, o professor ensinar. Em sua concepção, afirma que o aluno nasce sem nenhum conhecimento: é uma folha em branco, uma “tábula rasa” como afirma no texto.
É o meio físico e o social que determinam o desenvolvimento e a maturação de um aluno. Este professor acredita na transmissão do conhecimento em que cabe ao aluno querer aprender, “encher-se de conhecimento”.
A pedagogia 2 afirma que o professor é apenas um auxiliar, tentando interferindo o mínimo possível, pois o aluno já traz um saber que ele necessita para realizar suas atividades.
O fundamento dessa epistemologia tem a uma postura pedagógica na qual acredita que o ser humano já nasce com o conhecimento e para aprender basta o mínimo de ajuda para que se desenvolva novos saberes.
Por fim a pedagogia 3, oposta da 1, acredita-se que o aluno constrói o seu saber e o professor utiliza o conhecimento que o aluno já tem como bagagem do dia-a-dia junto.
Nessa pedagogia o professor aprende com o aluno, e o aluno ensina o professor, havendo uma inversão de papéis. Em uma relação nesse modelo há um avanço de ambas as partes, construindo sempre novos conhecimentos, trocando sabedoria.
O uso da técnica de perguntas e respostas garante a capacidade interpretativa, crítica e permite ao aluno expressar suas opiniões apoiado em argumentos teóricos válidos. Com a leitura insere-se conceitos básicos que se busca trabalhar. As perguntas e comentários em aula enriquecem a discussão, pois torna esses conceitos contextualizados, permitindo que o aluno extrapole o que foi determinado pelo professor.

2 comentários:

  1. A resposta está correta, e muito boa, vou apenas complementar um pouco, na pedagogia diretiva, ensino e aprendizagem são pólos dicotômicos, o professor nunca aprende, e o aluno nunca ensina, assim podemos ver que nessa pedagogia ensino e aprendizagem não são complementares, a própria relação entre eles é impossível. Na pedagogia não diretiva, temos que o pólo do ensino é desautorizado e o da aprendizagem é absoluto, dessa maneira a relação também torna-se impossível, ensino e aprendizagem não conseguem fecundar-se mutuamente, pois a aprendizagem julga-se suficiente e o ensino por ser proibido de interferir. Já na pedagogia relacional temos o que o autor chamou de dinamização ou dialetização do processo de aprendizagem, ou seja o professor além de ensinar, precisa aprender e o aluno além de aprender precisa ensinar, assim, nessa relação professor e aluno avançam ao mesmo tempo, assim como os processos de ensino e aprendizagem.
    Enfim, é isso, só um complemento a respostas de vocês :)

    ResponderExcluir
  2. Pergunta muito bem respondida e devidamente respaldada no texto estudado e o comentário de Brenda complementa e

    estabelece um diálogo interessante.

    ResponderExcluir