quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Síntese do texto de Fernando Becker e da Discussão em sala de aula sobre suas epistemologias

Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos

                                                                                                                     Fernando Becker

Existem três formas de representar a relação ensino/aprendizagem escolar, ou mais especificamente, a sala de aula. São elas:  pedagogia diretiva, pedagogia não-diretiva e pedagogia relacional. Cada uma delas é sustentada por determinada epistemologia.
A Pedagogia diretiva afirma que o aluno aprende se, e somente se, o professor ensinar. A sua concepção epistemológica afirma que o aluno nasce sem nenhum conhecimento: é uma folha em branco, ou uma tábula rasa. O meio físico e social determina todos os fatores de desenvolvimento e maturação desse aluno. O professor, nesta concepção, acredita na transmissão do conhecimento e cabe ao aluno “encher-se” desse saber,
Na Pedagogia não-diretiva diz que o professor é um auxiliar do aluno, interferindo o mínimo possível, pois o aluno já traz um saber que ele precisa, onde ele encontrará o seu caminho. A epistemologia que fundamenta essa postura pedagógica acredita que o ser humano já nasce com o conhecimento e no caso de aprender basta um mínimo de ajuda para que se desenvolva novos conhecimentos. Logo, neste modelo, o professor praticamente renuncia a intervenção no processo de aprendizagem do aluno, ajudando apenas o mínimo possível.
Por último, a Pedagogia relacional, no qual o texto mostra que ao adotar essa postura durante uma aula há exposições de materiais, com a finalidade de que os alunos assimilem o conhecimento gerado a partir do material, ocorrendo uma aprendizagem significativa, cabendo ao professor o papel de explorar o material para que o objetivo seja alcançado.
Nesta pedagogia acredita-se que o aluno constrói o seu conhecimento, e o professor utiliza o conhecimento que ele já tem para avançar cada vez mais, como por exemplo, problematizando situações, trabalhando materiais para uma aprendizagem significativa, explorando cada vez mais uma reflexão mais profunda acerca do que está sendo estudado.
A pedagogia relacional se opõe à pedagogia diretiva, pois nesta o aluno deixa de ser uma tábula rasa e passa-se a considerar que o aluno possuiu uma bagagem, e é a partir daí que a aprendizagem deve continuar: construindo cada vez mais o conhecimento do aluno.  
É nessa pedagogia que há também a chance do professor aprender com o aluno, e o aluno ensinar o professor, ou seja, a inversão dos papéis. Essa relação é um avanço, pois há de se construir sempre novos conhecimentos.
A técnica de perguntas e respostas garante a capacidade interpretativa, crítica e permite ao aluno expressar suas opiniões apoiado em argumentos teóricos válidos. Com a leitura insere-se conceitos básicos que se busca trabalhar. As perguntas e comentários em aula enriquecem a discussão, pois torna esses conceitos contextualizados, permitindo que o aluno extrapole o que foi determinado pelo professor.
Durante a aula de didática ministrada no dia 17 de agosto de 2015 a professora Rita Stano aplicou este método utilizando como texto base “Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos” de Fernando Becker. Esta aula configurou-se como um momento único de discussões.
As perguntas se deram não apenas pelos questionamentos acerca dos conceitos presentes no texto, mas também  pela relação do conteúdo presente no texto com a experiência adquirida pelos alunos nos estágios, projetos, e vivências como alunos e futuros docentes.
Em vários comentários e respostas notou-se o embasamento teórico provido pela leitura do texto, a partir das discussões pode-se perceber que um professor ou uma escola não segue estritamente um único modelo pedagógico, estes modelos são separados didaticamente, com a finalidade de estudar o complexo universo educacional.
Observou-se que o professor deve ser coerente quanto a relação entre o modelo adotado e a forma de avaliação, pois como exemplificado pela professora Rita adotar um modelo relacional ou não-diretivo e aplicar uma prova tradicional de perguntas e respostas, que apenas quantifica a capacidade de memorização dos alunos, é no mínimo incoerente.

Um comentário:

  1. Interessante texto que trouxe não apenas os aspectos conceituais como também metodológicos quando da discussão do assunto em classe.Muito bem!

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