segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Os princípios que norteiam a pedagogia da autonomia.

Durante a aula do dia 21/10/15 exercitou-se a produção coletiva dos princípios para a autonomia pautando-se no livro de Paulo freire, A Pedagogia da Autonomia de 1996. 

Procurou-se elencar em princípios as principais ideias trazidas pelo autor. Como produto deste exercício colaborativo temos os seguintes princípios:


1 – Identificação e respeito à realidade sociocultural do aluno;

2 – O ensino é um processo de construção de conhecimento;

3 – A construção do conhecimento é um processo de mediação entre o sujeitos;

4 – A prática docente é uma ação política e crítica;

5 – Educar deve se ancorar na inconclusão humana, e por isso aprender tornar-se possibilidade plena;

6 – O processo de ensino e aprendizagem é uma via de mão dupla: ao se aprender ensina ao se ensinar aprende

7 – O ensinar exige competências, conhecimentos e habilidades relacionadas à pesquisa.

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