Os princípios que norteiam a pedagogia da autonomia.
Durante a aula do dia 21/10/15 exercitou-se
a produção coletiva dos princípios para a autonomia pautando-se no livro de Paulo
freire, A Pedagogia da Autonomia de 1996.
Procurou-se elencar em princípios as
principais ideias trazidas pelo autor. Como produto deste exercício
colaborativo temos os seguintes princípios:
1 – Identificação e
respeito à realidade sociocultural do aluno;
2 – O ensino é um
processo de construção de conhecimento;
3 – A construção do
conhecimento é um processo de mediação entre o sujeitos;
4 – A prática docente é
uma ação política e crítica;
5 – Educar deve se
ancorar na inconclusão humana, e por isso aprender tornar-se possibilidade
plena;
6 – O processo de ensino
e aprendizagem é uma via de mão dupla: ao se aprender ensina ao se ensinar
aprende
7 – O ensinar exige
competências, conhecimentos e habilidades relacionadas à pesquisa.
Uma síntese correta e bem elaborada...
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