A aula do dia 19/10 começou com a sala
discutindo sobre algumas praticas pedagógica que foram abordadas no livro “Pedagogia
da Autonomia” de Paulo Freire, foi discutido alguns conceitos juntos em sala
que foram anotados no quadro e também foi discutido cada tópico anotado,
que foram:
- Identificação e respeito a realidade sócio-cultural do aluno, garantindo uma formação contextualizada;
- O ensino é um processo de construção de conhecimento;
- A construção do conhecimento é um processo de mediação entre sujeitos;
- Prática docente é uma ação politica e critica e reflexiva;
- Educar deve se ancorar na inconclusão humana, e por isso, aprender torna-se possibilidade plena;
- O processo de ensino e aprendizagem é uma via de mão dupla: ao se ensinar aprender e ao se aprender ensina;
- O ensinar exige competências, conhecimentos e habilidades relacionadas a pesquisa.
Depois os alunos foram divididos em
duplas para que pudessem contar alguma experiência já vivenciada por eles, em
que estivesse presente pelo menos um dos conceitos citado anteriormente. Foram discutidos
na maioria experiências em sala de aula na própria faculdade, onde o professor
usou algum dos conceitos e também algumas experiências no estágio ou até mesmo
no PIBID. Na experiência citada por mim e minha dupla discutimos uma prática em
que mostrou que a aprendizagem é uma via de mão dupla e também uma
contextualização em sala de aula, pois o professor pediu para que os alunos
apresentassem um trabalho e por fim os alunos fizeram uma analogia do tema com
um desenho atual, desta maneira o professor acabou aprendendo uma nova forma de
ensinar aquela matéria podendo contextualizá-la com o cotidiano dos alunos na próxima
vez que fosse trabalhar aquele tema.
Vinícius Bonatto - 28039
Costurou muito bem o que foi construído em classe.
ResponderExcluir