Por Giovana Julião
Princípios da Autonomia
Durante a aula de Didática
no dia 19/10/2015, ministrada pela professora Rita Stano, pudemos rever alguns
princípios da Autonomia e tivemos a chance de relacioná-lo com alguma de nossas
vivências.
Elencamos alguns
princípios juntos, escrevemos no quadro e listo aqui quais foram:
- Identificação e respeito
à realidade sócio-cultural do aluno;
- O ensino é um processo
de construção de conhecimento;
- A construção do
conhecimento é um processo de mediação entre os sujeitos;
- A prática docente é uma
ação política, crítica e reflexiva;
- Educar deve se ancorar
na inconclusão humana e por isso, aprender torna-se possibilidade plena;
- O processo de ensino e
aprendizagem é uma via de mão dupla: ao ensinar, aprendemos, e ao aprender,
ensinamos;
- O ensinar exige:
competências, conhecimentos e habilidades relacionados à pesquisa.
Em seguida, a professora
Rita pediu que tentássemos lembrar de alguma vivência que pudéssemos relacionar
a algum princípio da Autonomia e pediu para que nós falássemos em voz alta para
toda turma ouvir.
A vivência que eu falei
foi a que houve no PIBID, programa que participo. Durante uma de nossas
reuniões eu e meus colegas mostramos ao professor Paulo (professor há 30 anos,
o qual acompanhamos as aulas) uma nova forma de abordar o ensino de frações,
área e perímetros através do Tangram (Tangram é um quebra-cabeça
chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com
essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem
sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível
montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Além
disso, construímos o Tangram junto com ele a partir de uma folha sulfite,
recortes e dobraduras.
O
professor Paulo por fim, disse que nunca tinha visto que podia construir o
Tangram da maneira que nós fizemos, e se mostrou maravilhado.
Relacionei
essa vivência ao princípio que o processo de ensino e aprendizagem é uma via de
mão dupla: ao ensinar, aprendemos e ao aprender, ensinamos. Afinal, ninguém é
tão velho que não tenha nada a aprender, e nem tão novo que não possa ensinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário