sexta-feira, 11 de setembro de 2015

AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM





Resumo do artigo de Luiz Gustavo Lima freire

Nos últimos anos a sociedade encarou diversas mudanças nos âmbitos social, político e tecnológico. Isso reflete de forma direta na educação, tendo em vista a quantidade, velocidade e rapidez com que a informação é processada. Neste sentido, esse novo modelo obriga professor e aluno a repensarem suas práticas para que possam agir autonomamente e criticamente em relação à sociedade. 
Autorregulação da aprendizagem é a capacidade de professor/aluno exercer controle sobre os seus processos cognitivos, metacognitivos e motivacionais, a fim de facilitarem o processo de ensino-aprendizagem. Para o aluno, a autorregulação permite adquirir, organizar e transformar as informações adquiridas ao longo do tempo.

Não basta memorizar os conteúdos, decorar as informações. O aluno precisa compreendê-las, atribuir um sentido pessoal a elas. A autorregulação permite que o aluno faça escolhas críticas, agindo com autonomia para gerir as informações, buscando soluções e ideias, através de codificação simbólica e condensação dessas informações. 

Um comentário: