Resumo do artigo de Luiz
Gustavo Lima freire
Nos últimos anos a sociedade
encarou diversas mudanças nos âmbitos social, político e tecnológico. Isso
reflete de forma direta na educação, tendo em vista a quantidade, velocidade e
rapidez com que a informação é processada. Neste sentido, esse novo modelo obriga
professor e aluno a repensarem suas práticas para que possam agir autonomamente
e criticamente em relação à sociedade.
Autorregulação da
aprendizagem é a capacidade de professor/aluno exercer controle sobre os seus
processos cognitivos, metacognitivos e motivacionais, a fim de facilitarem o
processo de ensino-aprendizagem. Para o aluno, a autorregulação permite
adquirir, organizar e transformar as informações adquiridas ao longo do tempo.
Não basta memorizar os
conteúdos, decorar as informações. O aluno precisa compreendê-las, atribuir um
sentido pessoal a elas. A autorregulação permite que o aluno faça escolhas
críticas, agindo com autonomia para gerir as informações, buscando soluções e
ideias, através de codificação simbólica e condensação dessas informações.
Procure adensar este texto usando as categorias freireanas do livro lido.
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