quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Práticas de Simulação da ONU


Introdução
Tivemos a oportunidade de participar de uma simulação durante nossa disciplina de Didática, que cursamos na nossa graduação, e também através de leituras sobre o tema, vamos tratar sobre pontos positivos e negativos que encontramos nesse tipo de simulação e na vivência dela em sala de aula.

Pontos Positivos:
A Simulação da ONU possui vários aspectos positivos, e listamos alguns deles tendo por base também a simulação que ocorreu durante uma aula de Didática.
  • Estímulo à sociabilidade, pois cada grupo tem que expor a sua opinião e mostrar seus argumentos diante dos demais, deste modo todos do grupo tem a chance de falar e mostrar seu ponto de vista;
  • Auxilia o desenvolvimento da capacidade de argumentação visto que o intuito é convencer os grupos com ideias contrárias de que os seus ideais são melhores para o todo;
  • Mediação em situações conflitantes, por tratar de temas muitas vezes polêmicos a simulação contribui para que haja uma amostra dos dois pontos de vista;
  • Educação política e compreensão do posicionamento político do país, pois para argumentar é necessário ter base teórica acerca do assunto proposto, podendo ser do âmbito da política;
  • Posicionar em situações de conflitos internos quando o posicionamento pessoal difere da nação, porque devemos pensar no melhor para a  nação e não podemos deixar o nosso lado pessoal interferi nas decisões a ser tomadas;
  • Aprendizagem ativa e interativa, pois todos os grupos envolvidos participam efetivamente da simulação;
  • Auxilia a desenvolver um comportamento adequado para situações formais, como o uso da norma culta e uma postura correta;
  • Respeito a opiniões divergentes, por mais que o grupo não concorde, o respeito deve permanecer na discussão;
  • Desenvolve a capacidade de negociações, pois o intuito da dinâmica é chegar num consenso acerca do assunto proposto para a simulação;
  • Desenvolve a capacidade da oratória, já que todas as ideias do grupo tem que ser expostas oralmente aos demais grupos;
  • Auxilia o desenvolvimento da responsabilidade e da capacidade de organização, já que todos os grupos tem que expor sua opinião, e dando chance de todos do grupo poderem falar.

Pontos Negativos:
Apesar de apresentarem uma metodologia diferenciada e interativa,  discutiu-se sobre alguns pontos negativos do uso das técnicas de simulação da UNU em sala de aula.
  • Alunos tímidos apontam dificuldades em participar das simulações, os extrovertidos se sobressaem e os tímidos participam muito pouco ou quase nada dos debates;
  • O tempo que é destinado para as argumentações é curto, as vezes os alunos são interrompidos durante a construção do raciocínio, o que dificulta o entendimento da argumentação;
  • A leitura dos textos bases garante o embasamento teórico para as discussões e argumentações. Se o aluno não faz a leitura, suas argumentações ficam comprometidas, acometendo suas falas ao conhecimento empírico sobre o assunto tratado.
  • Falta de discussão geral sobre o tema, as discussões se fragmentam aos grupos, e há fala de somente um representante por equipe.
  • É importante que o aplicador evidencie os objetivos e explicite as regras no início da atividade, para que não hajam equívocos ao longo do processo.
   
Os pontos negativos listados podem e devem ser amenizados se houver organização da atividade pelo aplicador e pela equipe.  Organizar e listar as falas, eleger um membro da equipe por vez para manifestar a opinião do grupo e fazer a discussão final garantem um melhor desempenho dessas práticas de simulação. 

Escrito por: Giovana Julião, 
Vivian Martins, 
Jamylle Alencar, 
Vinicius Bonatto e 
Mariana Rosa

Um comentário:

  1. Todas os procedimentos deveriam ser devidamente analisados, como vocês fizeram aqui. Muito bem!

    ResponderExcluir